OPINIÃO



Amizade


O tempo e a reflexão que fazemos durante a vida e sobre as experiências pelas quais passamos são as verdadeiras ferramentas para a lapidação e aperfeiçoamento de nossas personalidades e das maneiras que encaramos os acontecimentos do cotidiano. Se estivermos verdadeiramente comprometidos com o objetivo de sermos cada vez melhores, encaramos nossas atitudes diante das coisas pelas quais passamos.

Só os erros, os arrependimentos e a coragem de refletir sobre as atitudes que tomei me fizeram ser o que sou hoje. Não melhor do que ninguém, mas muito melhor do que já fui. Aprendi a reconhecer, valorizar e retribuir àqueles que realmente posso contar, independente da situação. Pai, mãe, irmã, avós e amigos.
Os parentes são uma riqueza que ganhamos sem esforços. São frutos de um sentimento totalmente verdadeiro e incondicional. E mesmo assim, somente com o tempo e o amadurecimento é que aprendemos o quanto isso é importante e precioso.

Mas agora, nos primeiros momentos deste novo ano, 2011, quero mesmo registrar aqui, nesse texto, o orgulho e a felicidade de poder contar com um amigo. Parentes e o amor que envolve esses laços é fato e, até mesmo QUASE que uma regra. É uma relação sanguínea, e até relativamente comum da natureza dos seres vivos. Mas os amigos... Aqueles que conquistamos... Esses sim são tesouros. Não como heranças, mas resultados diretos da relação que temos com as pessoas.

Quem tiver a capacidade de compreender o que digo, saberá da profundidade dessa questão. Amigo, ou amigos?! Atualmente acredito na real dificuldade de sermos sinceros com nós mesmos, e poder dizer do fundo do coração e da lógica, que este ou aquele é amigo. Aprendi que amigo, o verdadeiro, que sabe dos nossos defeitos, os aceita sem julgamentos e sempre tem uma atitude ou palavra positiva que busca o nosso bem, são raros.

Digo todo tomado de orgulho, que tenho um amigo. É pouco? Creio que não, pois a maioria das pessoas não têm um amigo. É apenas um, mas é o que preciso. Conto com ele e sua sinceridade, apenas isso. Me basta. Conquistei o carinho, o respeito e a sua consideração graças a mim. É uma conquista única! Sou mais feliz quando penso naquilo que construí. É meu tesouro, fruto das minhas ações. Boas ou más.


J.C.